Mendoza no final do ano…Festa de Réveillon!

Passar a virada na cidade é uma opção que deve ser considerada com muito carinho

Como Mendoza é uma cidade multifacética, claro que não irá a ser a excepção no final do ano.  A cidade fica um pouco mais quente invitando a realizar atividades ao ar livre, o que é fantástico já que a maior riqueza que Mendoza tem são suas belezas naturais, lugar que oferece fontes inesgotáveis de lindezas. Os bares, restaurantes e bodegas colocam suas mesas fora, alguns nos seus lindos jardins que em esta época do ano a natureza coloca seu charme, e capricha muito. Para os mais aventureiros é a época que se encontra tudo habilitado, tudinho? pode realizar todas as atividades de aventura que quiser, rafting, trekking, hiking, canopi, pular de paraquedas, passear de balão entre os vinhedos, realizar um tour de veleiro, escalar o Aconcágua (o gigante de America) ou simplesmente curtir de uma linda piscina num cenário impressionante e claro sempre acompanhado de um bom vinho.

  

   

 Uma das particularidades dos argentinos é que são muito ¨familieros¨ (palavra em espanhol que indica que são muito próximos a família) e estas datas das Festas do Final do Ano (natal e ano novo) é quando todos se reúnem ?. então não se costuma realizar grandes festas ou queimar fogos em um lugar específico, nem trios elétricos, nem nada disso, ao contrario. E quanto mais você for no interior do pais mais vai notar isso. Por exemplo se você for a Buenos Aires ao ser a Capital do Pais (falam que Deus é Argentino mas ele atende em Buenos Aires rsrsrs) oferecem festas da virada nas casas de Tango, nos barcos de Porto Madeiro e até nos melhores restaurantes da cidade. Ao contrario de Mendoza que as Bodegas fecham suas portas para comemorar com as suas famílias a data (e alguma delas fecham a semana inteira), realmente é muito difícil achar alguém que trabalhe nessas datas e até imagino que isso irá piorar ano que vem já que estão planejando colocar dia 24 e 31 feriado. Mas não tudo está perdido? nos planejamos esse ano uma Festa de Réveillon para brasileiros em Divina Marga, com comida deliciosa, desde peixes, massas, frios, comidas regionais e churrasco de chão bem gaúcho, doces, muitos doces, champanhe, vinho, ?traslados, babá e playground para os mais pequenos, musica ao vivo e muita festa?e se você que garantir o seu lugar entre em contato conosco, porque como todo em Mendoza já não temos muitos lugares.

È falando de antecedência, esse é um ponto muito importante que eu sempre quero tocar. Mendoza precisa de reservas previas para quase tudo. As bodegas, por exemplo, muitas delas permitem ser visitadas e oferecem junto a essas visitas (com guias das bodegas que contam o processo do vinho e a historia da bodega) degustações de todo tipo, incluindo desde seus vinhos clássicos ate os reservas ou seus mais premiados e algumas bodegas dispõem de restaurantes, oferecendo experiencias culinárias maravilhosas, dos mais altos estandartes possíveis, super premiados e com os melhores chefes de cozinha da Argentina e de alguns outros cantos do mundo. 

Estas visitas não podem ser realizadas em grupos muito numerosos, já que a temperatura corporal pode modificar o processo de maduração do vinho, claro que quanto maior são as instalações da bodega, esse numero aumenta, mas não significa muito mais. Isso faz que a capacidade para receber pessoas não seja muito grande o que começa a jogar o jogo de oferta e demanda clássico que finaliza afetando no preço (porque as vezes ficam disponíveis só as opções mais caras) e outras muito piores que é quanto a disponibilidade, ficando sem opção de ir visitar a bodega desejada. E tem datas que esse jogo de oferta e demanda fica mais difícil ainda e é na Festa da Vendimia, data super alta que justo coincide com o Carnaval Brasileiro, e por essa razão todos os que buscam fugir do carnaval escolhem como destino Mendoza, a terra de vinho. Tem bodegas como por exemplo a Catena Zapata (uma das favoritas do publico brasileiro) que já faz 3 messes que não contam com disponibilidade para as visitas nem degustações. Assim de critico é o assunto. Claro que temos muitas outras bodegas tao linda quanto a Catena, que as vezes não contam com essa fama toda mas que com certeza você vai levar uma grata surpresa. Mas também nelas a esta altura do ano já estão ficando sem disponibilidade. Então, qual é o segredo? Planificação!, reservas antecipadas. Mendoza é um destino que faz parte dos #winedestinations ¨destinos do vinho¨então é visitada por turistas de muitas partes do mundo, pensa que tem a mesma quantidade de visitas em espanhol que em inglês e algumas poucas começaram adicionar o português.

Claro que isso se traslada para todos os outros passeios, a demanda é muita e a oferta limitada. Mas é uma festa incrível, os próprios argentinos lotam a cidade, todo mundo quer participar de esta época do ano tao especial, que é quando se agradece a colheita das uvas. A festa propriamente dita é realizada no Teatro Grego Frank Romero Day, localizado numa depressão entre montanhas. Tudo muito lindo, preparado durante o ano para contemplar até os mais mínimos detalhes. Uma das festas da Vendimia mais importantes do mundo. È claro que todo mundo quer participar.

Então ja sabe, a base de tudo é a planificação e o tempo para programar tudo e reservas antecipadamente. Pode nos contatar para realizar esses roteiros junto com você, essa é a nossa especialidade, cuidar de tudo e chegar a viagem que você ideio no momento que tirou essa passagem ou que incluiu Mendoza nos lugares incríveis que precisa visitar. Porque que se você chegar na cidade sem nada reservado, vai ser muito bem recebido e Mendoza vai ficar feliz de ter;lo aqui mas com certeza não ira visitar tudo que gostaria para visitar o que era possível no momento. Existem cidades como Buenos Aires ou Bariloche onde a costume do publico brasileiro é deixar tudo para ultimo momento para que quando chegar buscar as melhores opções ou pechinchar preços, saiba que esses destinos turísticos tem essa opção ja que por exemplo em Buenos Aires a oferta é muito grande e Bariloche é uma cidade que vive em função do turismo. Mendoza vai chegar lá, mas precisamos de um pouco mais de tempo, estamos crescendo e construindo uma Mendoza com uma estrutura maior, nos dirigindo para que essa oferta cresça cada vez mais. Nos aqui temos preços tabelados, a unica diferença que pode existir é se você dentro do mesmo passeio escolher alguma visita um pouco mais costosa (por exemplo no momento de visitar uma bodega) ou mais passos em um almoço, ou serviços adicionais oferecidos nos passeios. Eu acho isso ótimo ja que a concorrência é honesta e que o cliente escolhe o seu provedor de serviços na cidade com quem mais se identificou ou sentiu maior segurança. Super justo!